Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba qual é a maior despesa da campanha de Trump

Apesar das declarações de que autofinancia a candidatura, Trump computou doações espontâneas de cerca de 74.000 pessoas, que deram uma média de 50,46 dólares

O pré-candidato republicano líder de pesquisas, Donald Trump, gastou mais em bonés, adesivos para carros, cartazes para jardins e camisetas do que em qualquer outra coisa para sua campanha, de acordo com o mais recente relatório de gastos apresentado na quinta-feira. A campanha de Trump desembolsou 825.000 dólares (3,1 milhões de reais) nos artigos que ele vende em um site e também distribui rotineiramente para partidários em eventos de campanha. O segundo maior item de gastos é com voos em seu jato particular: mais de 700.000 dólares (mais de 2,6 milhões de reais).

O relatório financeiro é apenas o mais recente exemplo de como Trump está rompendo a tradição quando se trata da eleição presidencial de 2016. O magnata do ramo imobiliário e ex-astro do seriado “O Aprendiz” surpreendeu a elite política republicana nos últimos meses quando superou rivais com influência no establishment do partido, como o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, e se tornou um improvável líder nas pesquisas, título que continua mantendo.

Leia também

Hillary: “preocupada” com Venezuela e “esperançosa” com Cuba

Partidários de Trump e estudantes latinos brigam em comício

Hillary Clinton rebate críticas e se sai bem no primeiro debate democrata

Nas campanhas presidenciais típicas, os principais gastos são geralmente com folha de pagamento, mailings e consultores. Mas esses itens não se destacam no relatório de Trump. A apresentação, feita para a Comissão Eleitoral Federal, não contém nenhum item relacionado a folha de pagamento. A campanha Trump não respondeu a um pedido de comentários feito pela agência Reuters.

Trump arrecadou quase 4 milhões de dólares (15,2 milhões de reais) no terceiro trimestre deste ano. Apesar das declarações de que autofinancia a candidatura, Trump computou doações espontâneas de cerca de 74.000 pessoas, que deram uma média de 50,46 dólares (191,74 reais). Em contrapartida, a principal candidata democrata, Hillary Clinton, arrecadou 30 milhões de dólares (114 milhões de reais) no terceiro trimestre. Bush, que antes era o favorito republicano, obteve 13,4 milhões (50,9 milhões).

Leia mais

Conheça Melania, a “mulher invisível” do espalhafatoso Donald Trump

Gorda, porca… os insultos machistas de Donald Trump

(Da redação)