Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Saiba quais são os países mais felizes do mundo

Uma pesquisa apontou, por meio de uma série de perguntas sobre os sentimentos dos cidadãos, os países onde as pessoas são mais felizes

Por Da Redação 7 set 2015, 07h08

Uma pesquisa realizada no mundo todo pela empresa de pesquisas de opinião Gallup apontou os países mais felizes do mundo. Porém, diferente de outros estudos já realizados, esse não se baseia em indicadores econômicos, opiniões políticas ou intenções de voto, e sim em emoções e sentimentos. A Gallup entrevistou adultos em 148 países do mundo, e perguntou se tiveram experiências positivas no dia anterior a pesquisa. Mais de 70% das pessoas pelo mundo afirmaram terem experimentado divertimento, ter sorrido e rido bastante, se sentiram bem descansados e tratados com respeito. Além disso, 50% dos entrevistados disseram que aprenderam ou fizeram algo interessante no dia anterior.

Leia também:

Saiba quais são os países mais infelizes do mundo

As cidades mais (e as menos) simpáticas do mundo

Saiba quais são as melhores cidades para se viver em 2015

As 10 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta

A empresa reuniu as respostas dadas em um Índice de Experiências Positivas, onde pontuou cada um dos países. Curiosamente, os dez primeiros países na lista são da América Latina. Segundo a empresa, as experiências de sentimentos bons relatadas pelos latino-americanos podem estar relacionada à tendência cultural local de enxergar sempre o lado positivo da vida. De fato, a única variável que prevê os resultados da pesquisa é o país de origem dos entrevistados, sugerindo que existe uma influência cultural ao responder as perguntas.

A média de pontos mundial foi de 71, enquanto a pontuação mais alta, 89, foi registrada no Paraguai. No final da lista ficaram países como Sudão, Tunísia, Bangladesh, Sérvia e Turquia, com pontuações abaixo de 55. Os conflitos políticos que assolam alguns desses países atualmente podem ajudar a explicar esses resultados. Confira a lista completa dos dez países mais felizes, segundo a pesquisa:

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade