Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba como obter a cidadania japonesa

Se um brasileiro descendente de japoneses pretende tirar a cidadania oriental, vai ter de abrir mão de sua nacionalidade brasileira

Existe 1,5 milhão de cidadãos brasileiros com ascendência japonesa, apontam dados do Consulado Geral do Japão em São Paulo, e muitas dessas pessoas podem tirar a cidadania japonesa. Porém, o artigo 14 da lei da nacionalidade do Japão determina que uma pessoa que adquire a dupla-cidadania japonesa antes de completar 20 anos de idade deve optar pela nacionalidade brasileira ou japonesa até atingir 22 anos. Ou seja, se um brasileiro descendente de japoneses pretende tirar a cidadania oriental, vai ter de abrir mão de sua nacionalidade brasileira.

Veja também

Se deixar de fazer a opção, o cidadão pode perder a nacionalidade japonesa. A exigência de opção de nacionalidade não se aplica às pessoas que nasceram antes de 1985. Em casos de crianças nascidas no Brasil filhas de mães ou pais japoneses e mães ou pais brasileiros terão dupla nacionalidade. É preciso, porém, que se faça a comunicação de nascimento dentro de três meses, a partir do dia de nascimento. Passado o prazo de três meses, a criança perde a nacionalidade japonesa e o processo para obter a cidadania pode se tornar mais difícil. Confira abaixo o passo a passo para tirar a cidadania japonesa.

(Da redação)