Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia testa com sucesso foguete antimísseis no Cazaquistão

Moscou, 20 dez (EFE).- A Rússia lançou com sucesso um foguete antimísseis nesta terça-feira, no Cazaquistão, após ter reiterado que vai tomar medidas de resposta contra o escudo antimísseis que os Estados Unidos estão construindo na Europa, informaram agências russas.

‘O lançamento, realizado às 6h01 (de Brasília) no polígono Sari Shagan, tinha como objetivo comprovar as características técnicas e táticas dos sistemas antimísseis das Forças Aeroespaciais (russas)’, disse uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia citada pela agência ‘Interfax’.

O vice-comandante das Forças Aeroespaciais, tenente-general Sergei Lobov, que supervisionou as provas, confirmou que ‘o foguete atingiu com sucesso o alvo previsto’.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, ordenou no final de novembro a utilização de radares contra mísseis em resposta à recusa dos EUA em garantir por escrito que seu sistema de defesa antimísseis na Europa não ameaça o poderio nuclear russo.

Medvedev também advertiu que se essas medidas forem insuficientes, a Rússia usará sistemas Iskander e outro armamento de ataque que garantam a destruição do componente europeu do sistema antimísseis dos EUA.

Anteriormente, Medvedev havia tentado criar um sistema conjunto Otan-Rússia, em que cada uma das partes se encarregaria da segurança de um setor do continente, mas a proposta foi rejeitada pela aliança militar atlântica e os EUA.

O líder russo alertou nos últimos meses que, se até 2020 não existir um acordo, o mundo vai testemunhar uma nova corrida armamentista, similar à protagonizada por Moscou e Washington na Guerra Fria. EFE