Rússia rejeita proposta de paz da ONU

Com agências Reuters e France Presse
A Rússia rejeitou nesta terça-feira, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, nova proposta para acabar o conflito com a Geórgia. Novamente o texto foi apresentado pela França e pedia a retirada imediata das tropas russas do território georgiano. Segundo o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, a menção explícita dos seis pontos do acordo de paz assinado na sexta-feira é indispensável.
Apenas dois pontos, os que prevêem a volta das tropas russas e georgianas aos postos que ocupavam antes do início do conflito, no dia 7 de agosto, fazem parte da proposta apresentada. Um rascunho do texto divulgado antes da reunião reafirmava o compromisso dos países membros da ONU “com a soberania, independência e integridade territorial da Geórgia, dentro de suas fronteiras reconhecidas internacionalmente”.
Os membros do Conselho negociaram para chegar a uma resolução que permitisse solução pacífica para a disputa sobre as regiões separatistas de Ossétia do Sul e Abkházia. A Rússia tinha se mostrado disposta a dialogar, mas uma das condições é não encerrar a discussão sobre a possibilidade de separação das duas províncias.
Retirada ¿ Nesta terça-feira as tropas russas começaram a deixar o território da Geórgia. Soldados que estavam na cidade de Gori foram orientados a deixar a região. Mesmo assim a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que estava congelando as relações com Moscou até que todas as forças russas saiam do território georgiano. A estimativa do governo russo é que até sexta-feira as tropas tenham voltado às suas posições.