Rússia rejeita mais uma resolução sobre a Síria na ONU
Proposta dos EUA é criticada pelo Kremlin, tradicional aliado de Bashar Assad

Elaborado pelos Estados Unidos, o novo projeto de resolução sobre a Síria para ser enviado ao Conselho de Segurança da ONU ainda não satisfaz Moscou. “O novo projeto é uma ligeiramente renovada versão do documento vetado na última vez. É preciso ser consideravelmente equilibrado”, escreveu em sua página no Twitter o vice-ministro russo das Relações Exteriores russo, Gennady Gatilov.
Aliadas do regime de Bashar Assad, Rússia e China já vetaram duas propostas de resolução apresentadas por países ocidentais e árabes no Conselho de Segurança por considerá-las unilaterais e contraproducentes para a resolução do conflito sírio.
Putin – O governo dos EUA expressou na segunda-feira sua confiança de que a chegada de Vladimir Putin à Presidência russa leve a uma mudança na postura desse país com relação à Síria. A Rússia, por sua vez, anunciou no domingo que exigirá das Nações Unidas uma avaliação jurídica das propostas lançadas nos últimos dias por alguns países para armar a oposição síria.
O país, que rejeitou no Conselho de Segurança da ONU todas as propostas de resolução condenatória contra o regime de Damasco, insiste que deve ser impedida qualquer interferência externa no conflito sírio, e aposta em um diálogo que não implique na renúncia do ditador sírio, Bashar Assad.
(Com agência EFE)