Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Rússia pressiona Twitter para retirar conteúdo

A rede social teve sua velocidade de transmissão de dados reduzida e pode sofrer outras sanções

Por Da Redação Atualizado em 11 mar 2021, 12h32 - Publicado em 11 mar 2021, 12h30

O governo de Vladimir Putin está exigindo que o Twitter remova todos os posts referentes aos protestos em apoio ao ativista e opositor Alexei Nalvany. As autoridades russas alegam que a rede social está incitando tumulto e violando leis de segurança ao permitir que sejam veiculadas imagens relacionadas a protestos de rua, que contêm cenas de violência impróprias ao público.

Ontem, dia 10, a internet no país apresentou problemas, deixando os serviços de sites do governo, inclusive do Kremlin e do parlamento russo, lentos ou parcialmente inoperantes. A lentidão aparentemente foi efeito colateral da ação de reprimir o tráfego de fotos e vídeos dos protestos. O ministério das comunicações comunicou (ironicamente, por sua conta oficial no Twitter, uma vez que as mensagens de texto não foram bloqueadas) que as falhas em múltiplos sites institucionais se devia a uma pane nos roteadores que já estava sendo sanada.

A crise sistêmica pode mesmo não ter correlação com a repressão de tráfego de informações implementada contra o Twitter. Especula-se que possa ter sido uma retaliação americana em resposta ao ataque de hackers, supostamente financiados pela Rússia, em 2020, contra a SolarWinds, importante empresa de tecnologia que fornece softwares para diversas outras companhias.

De qualquer forma, as restrições ao Twitter irão continuar até que todo o conteúdo vetado, e considerado ilegal pelo governo, seja removido. A rede social também poderá sofrer outras sanções caso não cumpra a ordem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.