Rússia intensifica guerra de narrativas sobre Ucrânia na mídia estatal
Nos noticiários do país, Ocidente tria plano para derrubar presidente Vladimir Putin e controlar recursos energéticos nacionais

O avanço das tropas russas em direção à fronteira com a Ucrânia está elevando as tensões nos leste europeu nas últimas semanas. Com mais de 125.000 soldados posicionados perto da fronteira ucraniana, a Rússia parece pronta para invadir se assim desejar. Porém, para a mídia estatal do país, a história é diferente.
Os vídeos e imagens das tropas e tanques ao longo da divisa até são constantemente divulgados. No entanto, estão sendo atribuídos a Otan e seus aliados. No cenário alternativo da estatal russa, as forças ocidentais estão realizando um plano que está em andamento há anos.
A ação consiste em cercar a Rússia, derrubar o presidente Vladimir Putin e assumir o controle dos recursos energéticos do país. Nos talk shows e noticiários, a narrativa é amplamente reforçada: a Ucrânia é um Estado falido inteiramente controlado pelo “mestre das marionetes”, os Estados Unidos.
No meio do caminho, a Europa é vista como um grupo fraco e dividido de subordinados que acatam qualquer ordem vinda de Washington. Até mesmo os americanos, ainda que assustadores, são debilitados e divididos devido à divisão política do país e à agitação social.
Com inimigos tão fracos, seria contraditório imaginar porque a Rússia não está em contra-ataque para acabar com esse plano. No entanto, a estratégia é justamente de criar um clima de tensão e medo, não de resolução.
Qualquer indício de desacordo entre o Kremlin e a Casa Branca já é motivo de alarde para os noticiários. Na última semana, o comandante da Marinha alemã, Kay-Achim Schönbach, disse em uma palestra na Índia que Putin merecia mais respeito.
“O que ele realmente quer é respeito”, disse o vice-almirante na sexta-feira 21. “E, meu Deus, dar respeito a alguém custa pouco ou nada. É fácil dar a ele o respeito que ele realmente quer e provavelmente merece”.
O comandante disse ainda que a Crimeia era um caso perdido para a Ucrânia, fala que contraria diretamente as diretrizes dos Estados Unidos e da União Europeia sobre a península, anexada pela Rússia em 2014. Schönbach renunciou ao cargo logo depois, algo que causou extrema repercussão entre os jornais russos.
Além disso, qualquer declaração feita por Washington é motivo de desprezo e ataque e, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acusa frequentemente os americanos de causarem “histeria da informação, mentira e falsificação”.
Ao longo dos noticiários, frequentemente é divulgada a foto de um mapa que, em teoria, mostra Belarus, país europeu aliado à Rússia, cercado por forças da Otan. No entanto, as imagens são muito semelhantes às divulgadas pela mídia ocidental como sendo a Ucrânia sitiada por tropas russas.
Qualquer acusação de possíveis ofensivas dos russos à Ucrânia são tratadas como “russofobia” e, segundo eles, as tensões estão se elevando devido à Aliança e seu avanço em direção ao leste.
Uma pesquisa realizada em dezembro pela organização Levada-Center mostra que a narrativa parece estar surtindo o efeito desejado: 56% da população acreditam que a relação entre o Kremlin e o Ocidente se deteriorou, o maior resultado desde o início do conflito da Crimeia, em 2014.
Outro levantamento, feito pelo jornal online Riddle, mostrou que a maioria dos russos acreditam estar sendo empurrados pelo Ocidente para uma guerra. Ao mesmo tempo, a Levada-Center aponta que a população já está cansada do assunto Ucrânia, que parece ser “imposto pelos principais meios de comunicação”.
À medida que cresce o número de jovens com acesso à internet, a tendência é que esse cenário comece a mudar. No entanto, a maioria das agências de comunicação da Rússia foram fechadas ou marginalizadas pelo governo, fazendo com que a realidade que o Kremlin quer impor continue vigente.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.