Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia e Liga Árabe fecham plano de 5 pontos sobre Síria

A Rússia e a Liga Árabe chegaram neste sábado a um plano de cinco pontos para tentar solucionar a crise síria. Conforme comunicado do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, a proposta desenhada no Cairo tem cinco pontos: o fim da violência, a supervisão do cessar-fogo, a não-intervenção estrangeira, o acesso de ajuda humanitária e o apoio à missão do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, para promover o diálogo entre as partes envolvidas.

O chefe da diplomacia russa qualificou os contatos deste sábado como ‘francos e importantes’ e expressou sua esperança de que a missão de Annan leve ao início de um diálogo. ‘Nenhum diálogo ou processo político pode ter êxito enquanto existirem grupos terroristas armados que trabalham para propagar o caos e a instabilidade no país atacando civis e militares e sabotando propriedades públicas e privadas’, disse Assad, segundo a agência de notícias oficial síria, ‘Sana’.

Segundo a TV estatal síria, o encontro entre o ditador Bashar Assad e o ex-secretário-geral da ONU, ocorrido em Damasco, foi positivo.

A fórmula proposta neste sábado para solucionar a crise é similar à proposta chinesa aceita há três dias pelo regime de Damasco.

Ontem, a Rússia rejeitou a proposta de resolução sobre a Síria apresentada pelos Estados Unidos ao Conselho de Segurança da ONU. Moscou alegou que o texto não é equilibrado porque não cobra dos dois lados em conflito o fim à violência.

(com agência EFE)