Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia acredita que Kosovo oferece campo de treinamento à oposição síria

Nações Unidas, 14 mai (EFE).- O embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, alertou nesta segunda-feira no Conselho de Segurança que seu governo suspeita que as autoridades kosovares entraram em contato com membros da oposição síria para oferecer seu território como campo de treinamento.

O diplomata russo acrescentou que, se forem confirmadas, as ações das autoridades kosovares iriam ‘contra os esforços do enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria (Kofi Annan) apoiados pela comunidade internacional’ para evitar um agravamento do conflito na Síria.

‘Além disso transformariam o Kosovo em um centro para o treinamento de insurgentes de várias unidades armadas e poderia se transformar em um fator desestabilizador, inclusive além da região dos Bálcãs’, declarou Churkin durante seu discurso, no qual pediu à ONU e à União Europeia (UE) que analisem essa possibilidade.

O ministro de Relações Exteriores do Kosovo, Enver Hoxhaj, negou que rebeldes sírios estejam treinando em seu território, mas reconheceu contatos diplomáticos de seu governo com a oposição síria, cuja causa apoia ‘firmemente’. EFE