Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney vira o jogo e supera Gingrich por nove pontos

Ex-governador de Massachusetts tem 38% das intenções de votos, contra 29%

Mitt Romney superou por nove pontos seu principal rival, Newt Gingrich, em uma pesquisa na Flórida divulgada nesta sexta-feira, a apenas quatro dias das cruciais primárias neste estado para escolher o nomeado republicano para a corrida pela Casa Branca. A pesquisa da Universidade Quinnipiac mostrou Romney liderando as preferências dos potenciais eleitores republicanos com 38% contra 29% do ex-presidente da Câmara de Representantes Gingrich.

Infográfico: Os republicanos que querem o lugar de Barack Obama

Apenas 6% dos consultados estavam indecisos, apesar de 32% deles dizerem que poderiam eventualmente mudar de opinião antes da próxima terça-feira, em uma corrida do “tudo contra tudo” para ganhar os 50 delegados do estado. A pesquisa de Quinnipiac sugere que o ex-governador de Massachusetts deteve sua queda e esclareceu as dúvidas sobre suas credenciais depois da embaraçosa derrota para Gingrich nas primárias da Carolina do Sul, estado onde antes liderava com folga.

Uma derrota na Flórida colocaria a campanha de Gingrich em uma difícil luta para conseguir os 1.144 delegados necessários para ganhar a nomeação presidencial de seu partido. “O impulso que deu a Newt Gingrich seu triunfo na Carolina do Sul parece ter terminado e o governador Mitt Romney parece estar crescendo na Flórida”, disse Peter Browm, subdiretor do Polling Institute da Universidade Quinnipiac. “Romney também tem um índice de aprovação maior entre os potenciais eleitores das primárias, que apoiam sua vantagem na corrida. É claro que, quatro dias antes das eleições, ainda há tempo para que isso se reverta”.

A pesquisa de Quinnipiac foi realizada entre 24 e 26 de janeiro, antes do debate na Flórida na noite de quinta-feira, em que Romney conseguiu colocar Gingrich contra a parede em várias ocasiões no seu último debate cara a cara antes desta primária. A pesquisa foi realizada com 580 possíveis eleitores republicanos na terça-feira, enquanto a margem de erro é de mais ou menos 4,1 pontos porcentuais.

Confira, abaixo, as principais datas das eleições nos EUA:

(Com agência France-Presse)