Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney vence em Massachusetts, Virgínia e Vermont e lidera em Ohio

O ex-governador Mitt Romney venceu as primárias republicanas de Massachusetts, Virgínia e Vermont, e lidera no estado-chave de Ohio, segundo as projeções da imprensa americana nesta “Super Terça”.

Na eleição da Virgínia, na qual enfrentava apenas Ron Paul, o moderado Mitt Romney obteve 56% dos votos, contra 44% para seu rival, segundo a rede de televisão MSNBC.

Romney também ganhou em Vermont, onde recebeu 40% dos votos, contra 26% de Ron Paul e 25% de Rick Santorum, e venceu de goleada em Massachussetts, seu estado natal, com 70% dos votos, contra 12% para o ultraconservador Santorum.

No estado-chave de Ohio, a CNN atribui a Romney 40% dos votos, contra 36% para Rick Santorum, mas a disputa segue em aberto, destacam as TVs.

Ohio contribui com 66 dos mais de 400 delegados estão em disputa nesta “Super Terça”, que aponta quase 40% do total necessário para garantir a indicação do partido republicano, que é de 1.144 delegados.

Já Santorum venceu no Tennessee, o primeiro estado conquistado pelo ultraconservador nesta “Super Terça”, e em Oklahoma, segundo as projeções das TVs.

No Tennessee, Santorum ganhou com a folgada margem de 45%, contra 28% para Romney e 18% para Gingrich, segundo a CNN. O estado é o segundo que mais concede delegados nesta “Super Terça”, com 58, perdendo apenas para Ohio, 66.

O ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, 68 anos, ganhou em seu estado natal da Geórgia. A vitória era a mais certa do dia, já que todas as pesquisas lhe davam uma vantagem de ao menos 10 pontos sobre Romney.

Romney, 64 anos, caminha para vencer na maioria dos 10 estados nesta “Super Terça” e deve consolidar sua posição de líder na corrida para a indicação do Partido Republicano.

No entanto, o ex-governador de Massachussetts ainda tem um longo caminho até a convenção partidária de agosto para se tornar o rival do presidente Barack Obama nas eleições de novembro.

Os 10 estados nos quais os republicanos votam nesta terça-feira são Alasca, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virginia. No total, estão em jogo cerca de 437 delegados, sobre os 1.144 necessários para um pré-candidato garantir a indicação do partido.

Os delegados se reunirão em agosto em Tampa (Flórida) na convenção republicana para designar o rival do presidente democrata Barack Obama em novembro.