Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney vence em Massachusetts após triunfar na Virgínia e Vermont

Washington, 6 mar (EFE).- O pré-candidato Mitt Romney ganhou as primárias do Partido Republicano no estado de Massachusetts, onde foi governador, após conseguir vitórias na Virgínia e em Vermont, segundo as emissoras de televisão dos Estados Unidos.

Massachusetts, que distribui 41 delegados ao pré-candidato vencedor, fechou seus colégios eleitorais às 20h locais (22h de Brasília), mesmo horário que nos estados do Tennessee e Oklahoma, onde seu principal rival, o ex-senador Rick Santorum, é considerado favorito.

Nesta terça-feira, principal data do calendário das primárias conhecida como Super Terça, estão em jogo 419 delegados do Partido Republicano em dez estados: além de Massachusetts, os quatro pré-candidatos remanescentes na corrida eleitoral disputam votos na Virgínia, Vermont, Tennessee, Oklahoma, Geórgia, Dakota do Norte, Idaho, Alasca e Ohio.

Até o momento, as emissoras de televisão deram como ganhador na Geórgia o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, que consegue assim sua segunda vitória nas primárias deste ano, após a obtida na Carolina do Sul em janeiro.

O estado-chave da noite é Ohio, onde as pesquisas de opinião indicam um empate técnico entre Mitt Romney e Rick Santorum, onde, com 2% das urnas apuradas, o ex-governador mantém uma vantagem mínima de 40%, contra 37% do ex-senador.

A história mostra que nenhum candidato republicano conseguiu chegar à Casa Branca sem vencer em Ohio, onde estão em jogo 66 delegados.

Dos dez estados convocados às urnas nesta Super Terça, a Geórgia concede o maior número de delegados, 76, enquanto na Virgínia, onde só competiam Romney e o congressista Ron Paul, estavam em jogo 46 representantes do Partido Republicano. Vermont, por sua vez, concede 17 delegados.

Até esta Super Terça, Gingrich contava com 33 delegados, frente aos 203 delegados do ex-governador de Romney, favorito na disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. Os 203 delegados de Romney representam mais que o dobro de seu principal rival, o ex-senador Rick Santorum, que acumula 92.

Estão em jogo nesta terça-feira 419 dos 1.144 delegados necessários para garantir a candidatura do político republicano que disputará as eleições presidenciais de novembro contra o presidente Barack Obama, do Partido Democrata. A candidatura oficial republicana será anunciada na convenção do partido no fim de agosto em Tampa (Flórida). EFE