Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney tenta reparar gafe após fazer aposta em debate

Pré-candidato republicano ofereceu 10.000 dólares ao colega Rick Perry

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Mitt Romney tentava recuperar sua imagem nesta segunda-feira, depois de ter apostado 10.000 dólares com um adversário em um debate na televisão no sábado. “Apostei uma soma ultrajante em resposta a uma acusação ultrajante”, explicou Romney ao canal Fox News, afirmando que o valor era puramente teórico.

Em um debate no sábado, em Des Moines (Iowa), entre seis pré-candidatos republicanos, Rick Perry colocou em dúvida a sinceridade da oposição de Romney à reforma da saúde executada pelo presidente Obama. A situação levou o ex-governador de Massachusetts a responder: “Rick, quer saber? Vale 10.000 dólares?”. “Eu não faço apostas”, rebateu Perry.

Os primeiros a criticar Romney foram os democratas, que consideraram a iniciativa infame. “Romney, 200 vezes milionário, fez o discurso mais desconectado da realidade neste debate, propondo uma aposta de 10.000 dólares com Rick Perry como se fosse algo que faz o tempo todo”, declarou a líder democrata Debbie Wasserman Schultz. A dirigente democrata completou que nenhum republicano propôs soluções para ajudar a classe média americana a superar as dificuldades financeiras.

Repercussão – Os comentários sobre a aposta também tiveram muita repercussão nas redes sociais, como o Twitter, onde a hashtag #What10kbuys (o que 10.000 dólares compra) foi uma das expressões mais utilizadas nas últimas horas.

Esse não foi o primeiro mico de um republicano em pleno debate. Em novembro, foi Rick Perry o protagonista de uma das gafes mais comentadas em debates republicanos. O governador do Texas, que já vinha despencando nas pesquisas, começou a citar os três ministérios que pretendia fechar caso fosse eleito: “Educação, Comércio e…”. Ele ainda tentou disfarçar o “branco”, o mediador insistiu para que ele prosseguisse, mas Perry se deu admitiu que não se lembrava e ainda soltou um “Ooops” no final.

Leia também:

Leia também: Os republicanos que querem o lugar de Barack Obama

(Com agência France-Presse)