Clique e assine a partir de 9,90/mês

Romney tem ampla vantagem nos primeiros resultados do caucus de Nevada

Por Da Redação - 5 fev 2012, 02h50

Washington, 4 fev (EFE).- Mitt Romney mantém uma clara vantagem sobre seu imediato adversário, Ron Paul, nos primeiros resultados do caucus em Nevada, o quinto estado a votar para escolher o candidato republicano que competirá pela Presidência dos Estados Unidos.

No fechamento dos últimos colégios eleitorais e com 10% dos votos apurados, o ex-governador de Massachusets Mitt Romney obtém 48% dos votos, contra 21% do congressista Ron Paul.

O segundo lugar está sendo disputado entre Paul e o ex-presidente da Câmara de Representantes (Deputados) Newt Gingrich, que soma 20%, enquanto o ex-senador Rick Santorum está com 11%.

A apuração acontece com lentidão por ser manual e por se esperar os dados de alguns colégios eleitorais do condado de Clark, que acolheu um caucus especial para judeus ortodoxos cujas urnas não fecharam até as 19h (horário local, 1h de Brasília do domingo).

O condado de Clark, onde fica Las Vegas, concentra 70% da população do estado; por isso que se calcula que se Romney vencer nessa região, também ganhará no estado, como ocorreu em 2008, quando venceu por 51% dos votos.

Em Nevada estão em jogo 28 delegados para a convenção republicana, que será realizada em agosto próximo em Tampa (Flórida) e na qual se designará oficialmente o candidato do partido que enfrentará o presidente Barack Obama no dia 6 de novembro. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade