Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney escolhe Paul Ryan como seu candidato a vice

O congressista Paul Ryan é especialista em déficit e tem apoio do movimento conservador Tea Party

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Mitt Romney escolheu o legislador Paul Ryan, especialista em déficit e que tem apoio do movimento conservador Tea Party, como seu candidato a vice-presidente. O anúncio foi feito pela campanha neste sábado, por meio de um aplicativo para tablets e smartphones. A declaração oficial deve ser feita por Romney por volta das 10 horas (de Brasília), em um ato na base naval de Norfolk, no estado da Virgínia.

O evento, segundo a campanha de Romney, será no museu náutico de Norfolk, onde está o porta-aviões USS Wisconsin, de nome idêntico ao estado natal de Ryan, influente congressista e estrela ascendente dentro do Partido Republicano. Wisconsin é, além disso, um dos estados considerados decisivos no pleito de 6 de novembro, no qual o presidente Barack Obama buscará a reeleição.

Ryan é uma das vozes mais influentes em temas econômicos dentro do Partido Republicano e o ideólogo de um plano para reduzir o elevado déficit público. A imprensa americana dava como certa a escolha de Ryan há várias horas, após semanas de conjeturas quanto à proximidade do convenção nacional do Partido Republicano, que será realizada no final deste mês em Tampa, na Flórida.

Vários nomes de possíveis candidatos a vice-presidente de Romney foram cogitados, mas nesta semana a lista ficou reduzida a Ryan, o senador Rob Portman e o ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty. Outros nomes especulados foram os dos governadores da Louisiana, Bobby Jindal; Nova Jersey, Chris Christie, e Virgínia, Robert McDonnell, assim como o do hispânico Marco Rubio, senador pela Flórida e de origem cubana.

(Com agência Efe)