Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney conquista Virgínia e Vermont, enquanto Gingrich garante Geórgia

Washington, 6 mar (EFE).- O pré-candidato Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, venceu nesta terça-feira as primárias republicanas da Geórgia, enquanto o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney conquistou os delegados da Virgínia e de Vermont, segundo as emissoras de televisão do país.

Dos dez estados convocados às urnas nesta Super Terça, a Geórgia concede o maior número de delegados, 76, enquanto na Virgínia, onde só competiam Romney e o congressista Ron Paul, estavam em jogo 46 representantes do Partido Republicano.

Vermont, por sua vez, concede 17 delegados. As pesquisas de opinião dos últimos dias já consideravam Romney vitorioso neste pequeno estado.

Em mensagem no microblog Twitter, Gingrich agradeceu pela vitória: ‘Obrigado, Geórgia! É gratificante ganhar meu estado de residência de maneira tão decisiva para lançar nosso Impulso de Março’.

Até o momento, o ex-presidente da Câmara só havia ganhado na Carolina do Sul, e ficou nas últimas colocações nas demais primárias.

Até esta Super Terça, Gingrich contava com 33 delegados, frente aos 203 delegados do ex-governador de Massachusetts, favorito na disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos.

Os outros estados que vão às urnas nesta terça-feira são Massachusetts, Alasca, Idaho, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma e Tennessee.

Os 203 delegados registrados até esta terça-feira por Romney representam mais que o dobro de seu principal rival, o ex-senador Rick Santorum, que acumula 92.

Estão em jogo nesta Super Terça 419 dos 1.144 delegados necessários para garantir a candidatura presidencial republicana, que será anunciada na convenção do fim de agosto em Tampa (Flórida). EFE

mv/sa