Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rice tenta retomar as negociações no Oriente Médio

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, está em missão de paz no Oriente Médio. Ela chegou nesta terça-feira, ao Cairo onde inicia uma breve viagem pela região. Rice, que também viajará a Israel e Ramallah, na Cisjordânia, deve se reunir no Egito com seu colega, Ahmed Aboul Gheit, e com o responsável dos Serviços de Inteligência, general Omar Suleiman, antes de se reunir com o presidente, Hosni Mubarak. Antes de embarcar, a americana disse: “Quanto mais tempo estiverem suspensas as negociações, maior é a vitória para aqueles que não querem uma solução baseada em dois Estados, israelense e palestino”.

A escalada de violência em Gaza será o principal assunto a tratar nessas reuniões, especialmente como recuperar o processo de paz, suspenso pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Após o ataque de Israel no sábado, quando mais de 60 pessoas foram mortas, Abbas interrompeu as conversas com o premiê israelense Ehud Olmert. No total, mais de 100 palestinos morreram nos últimos cinco dias.

No domingo, Washington pediu oficialmente que palestinos e israelenses retomassem as negociações pela paz. “A violência precisa parar e as conversas precisam ser retomadas”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe.