Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Revista espanhola publica charge de Maomé

Esta é a terceira publicação europeia que satiriza o profeta em meio a onda de revoltas. Ministério de Relações Exteriores ainda estuda medidas de segurança

A revista espanhola de humor El Jueves publicou uma charge do profeta Maomé em sua capa nesta quinta-feira após cartuns terem sido veiculados em publicações da França e da Alemanha. A publicação acontece em meio a uma revolta no mundo islâmico, que teve início com a divulgação de um filme que satiriza o profeta Maomé.

A editora da El Jueves, Mayte Quilez, explicou, em entrevista ao site americano Huffington Post, que a revista tomou a decisão de adotar uma posição cômica sobre uma questão controversa. “Se você não pode retratar Maomé, como você sabe que é ele nas caricaturas?”, disse.

A charge mostra vários muçulmanos em uma fila de reconhecimento da polícia sob o título “Mas… alguém sabe qual a aparência de Maomé?”. Qualquer representação do profeta é considerada uma blasfêmia pelos muçulmanos, ainda mais se for feita com o intuito de difamar Maomé.

Leia também: Facebook retira do ar charge do profeta Maomé nu

Relações Exteriores – A embaixada espanhola enviou um recado na quarta-feira a seus cidadãos no Egito pedindo cuidado no caso de alguma reação à charge da El Jueves, mas não disse se irá aumentar a segurança em outros países árabes. “Ainda estamos analisando quais medidas serão tomadas”, afirmou uma fonte do Ministério de Relações Exteriores espanhol.

Charge de Maomé publicada na revista 'Charlie Hebdo' Charge de Maomé publicada na revista ‘Charlie Hebdo’

Charge de Maomé publicada na revista ‘Charlie Hebdo’ (/)

França – Na semana passada, a revista satírica francesa Charlie Hebdo publicou charges do profeta Maomé, causando mais revolta entre os islâmicos, especialmente entre aqueles que moram no país, que abriga a maior comunidade islâmica na Europa.

Saiba mais:

Charlie Hebdo, tablóide satírico francês, coloca mais lenha na fogueira

‘Quem perturbar paz em nome do Islã será expulso’, diz Valls

Embaixadas, escolas e centros culturais franceses foram fechados em 20 nações muçulmanas por ordem do governo da França após a primeira publicação para evitar confrontos.

Alemanha – A próxima edição da revista alemã Titanic, que deve ser lançada dia 28 de setembro, mostra uma caricatura da ex-primeira-dama alemã Bettina Wulff – a qual boatos apontam que teria trabalhado como prostituta no passado – nos braços de um guerreiro muçulmano com barba, turbante e um longo punhal que representa Maomé, segundo um esboço publicado pelo meio digital.

Segundo o diretor da revista, Leo Fischer, a sátira pretende ser “uma advertência contra filmes ofensivos malfeitos, mas principalmente contra celebridades ultrapassadas que querem se beneficiar da crítica barata contra o Islã”.

(Com Agência Reuters)