Clique e assine a partir de 9,90/mês

Revisão de votos dá vitória a Santorum na prévia de Iowa

Novo resultado poderá afetar as primárias na Carolina do Sul, neste sábado

Por Da Redação - 19 jan 2012, 12h06

Uma revisão do cáucus (eleição primária) do estado de Iowa mudou o resultado final da votação nesta quinta-feira: a conclusão é que o ex-senador Rick Santorum conseguiu 34 votos a mais do que o ex-governador de Massachussetts Mitt Romney, que foi declarado vencedor após o anúncio de que ele teria conquistado 8 votos a mais que o rival. O presidente do Partido Republicano em Iowa, Matt Strawn, anunciou na manhã desta quinta que o vencedor não pode ser determinado ainda, porque os resultados de oito dos 1.774 distritos não foram confirmados.

Santorum foi rápido e já se declarou o vencedor do cáucus. Ele usará a revisão de Iowa para conquistar mais votos em Carolina do Sul, onde acontecem as próximas primárias, no sábado, e tentar sair à frente de Romney. Segundo as autoridades do partido, contudo, o resultado final dos oito distritos pode dar vitória tanto a Romney quanto a Santorum. Essas autoridades, que falaram em anonimato ao jornal The New York Times, disseram que o anúncio não procura constranger Romney, que lidera a corrida republicana à nomeação à Casa Branca, porém ressaltaram que Santorum está à frente de Romney na última apuração dos votos revisados.

“Obrigado, Iowa, pela vitória! Eu encorajo todos a se unirem à nossa luta na Carolina do Sul! O jogo continua”, escreveu Santorum aos seus apoiadores no Twitter. Agora, a campanha de Santorum tenta usar essa última revelação para tentar convencer os republicanos mais radicais de que ele é o melhor pré-candidato conservador como alternativa a Mitt Romney. Contudo, a disputa será acirrada com Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes que diminuiu a vantagem de Romney na primária da Carolina do Sul e agora recebeu o apoio do conservador Rick Perry, que acabou de deixar a disputa.

Conforme essa última revisão, Santorum teria recebido 29.839 votos, e Romney, 29.805, no processo que ocorreu em 3 de janeiro. O ex-governador já se manifestou quanto à revisão, e disse que sempre soube que sua vantagem era pequena em Iowa. “O resultado do cáucus de Iowa foi muito apertado”, disse Romney à imprensa americana. “Eu gostaria de agradecer ao Partido Republicano de Iowa pela cuidadosa atenção no processo e reconhecer a forte performance de Rick Santorum no estado”, completou.

Publicidade