Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Reunião entre Lula e Chávez é cancelada

Por Da Redação 9 dez 2011, 14h10

Rio de Janeiro, 9 dez (EFE).- A reunião do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, neste domingo, em São Paulo, foi cancelada porque Chávez permanecerá em Caracas para cuidar da emergência das chuvas no país.

O Instituto Cidadania, ONG criada por Lula, disse que foram avisados de que Chávez cancelou a visita a São Paulo e também a viagem prévia à Argentina para participar da posse de Cristina Kirchner como presidente para um segundo mandato. Caracas ainda não informou oficialmente sobre o cancelamento das viagens.

Chávez desistiu da viagem a Buenos Aires ‘para monitorar os problemas causados por causa das fortes chuvas que colocaram em estado de emergência várias regiões da Venezuela’, diz nota divulgada pelo Instituto Cidadania.

Lula e Chávez tinham previsto se reunir em uma escala que o líder venezuelano faria em São Paulo no domingo, após comparecer no sábado à cerimônia de posse na Argentina. O próprio Chávez tinha anunciado na terça-feira sua intenção de se reunir com Lula em uma escala de sua viagem de volta a Caracas.

O líder venezuelano conversou várias vezes por telefone com Lula desde que o ex-presidente brasileiro foi diagnosticado com câncer de laringe, em 29 de outubro.

Lula, de 66 anos, se submeteu até agora a duas sessões de quimioterapia para combater a doença, enquanto Chávez, de 57 anos, afirma que já se recuperou do câncer na região pélvica que anunciou no dia 20 de junho, quando revelou que tinha extraído um tumor.

O governante venezuelano chegou a dizer que vai organizar uma cúpula de chefes de Estado que venceram o câncer e convidará a presidente brasileira, Dilma Rousseff, e o paraguaio Fernando Lugo, que também sofreram da doença. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade