Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Resíduos de explosivos são encontrados em apartamento de terrorista

Investigadores do atentado em Boston acharam resíduos na cozinha e no banheiro do apartamento em que Tamerlan Tsarnaev morava com a mulher

Investigadores encontraram resíduos de explosivos no apartamento de Tamerlan Tsarnaev, um dos irmãos apontados como responsáveis pelo atentado em Boston, informou nesta sexta-feira a rede CNN, citando uma fonte ligada à investigação. Os resíduos foram encontrados em ao menos três lugares diferentes no apartamento em que Tsarnaev morava com a mulher e a filha, em Cambridge, Massachusetts.

Em um interrogatório, Dzhokhar Tsarnaev, irmão de Tamerlan, disse à polícia que as bombas usadas no atentado foram produzidas no apartamento de Tamerlan. E que ficaram prontas antes do planejado, o que teria levado os irmãos a anteciparem o atentado, inicialmente programado para o dia 4 de Julho, Dia da Independência. A fonte consultada pela CNN relatou que os resíduos foram encontrados na mesa e na pia da cozinha e na banheira.

O DNA feminino e as digitais encontradas no fragmento de uma panela de pressão usada na fabricação das bombas não coincidem com os dados da viúva de Tamerlan, Katherine Russell. As amostras foram recolhidas na casa dos pais de Katherine em North Kingstown, Rhode Island, no início desta semana.

Tamerlan, de 26 anos, foi morto dias depois do atentado, em uma troca de tiros com a polícia. O corpo do terrorista foi reclamado nesta quinta por um de seus tios, Ruslan Tsarni, que mora em Maryland. O funeral deverá ser realizado em Worcester, Massachusetts, segundo informação da prefeitura local.

Em declarações à imprensa, Ruslan Tsarni classificou os sobrinhos de “bárbaros” e disse que eles “trouxeram vergonha à família”. Também disse que Tamerlan foi influenciado por um amigo – que foi interrogado pelo FBI.

Visto – Nesta sexta, a agência Associated Press informou que agentes alfandegários estão sendo orientados a verificar se todo estudante estrangeiro que chega aos Estados Unidos tem um visto de estudante válido. A ordem foi dada depois que se descobriu que um amigo de Dzhokhar tinha voltado aos EUA em janeiro sem ter um visto válido de estudante.

No início desta semana, a polícia americana deteve três jovens sob a acusação de ajudarem Dzhokhar, seja encobrindo provas ou dando falso testemunho. Os três foram identificados como Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev, originários do Cazaquistão, e Robel Phillipos, que é cidadão americano. Todos têm 19 anos, mesma idade de Dzhokhar.

Leia também:

Antes de atentado, autor se gabou: ‘Sei fazer uma bomba’

Advogada de terrorista de Boston já defendeu Unabomber

Propaganda pró-Dzhokhar – Cartazes com mensagens de apoio a Dzhokhar Tsarnaev têm sido espalhados em muros na capital chechena, Grozny, informou a rede britânica BBC. Os cartazes trazem fotos de Dzhokhar e de sua mãe, Zubeidat, além de uma solicitação por doações online – o que levanta a suspeita de que o responsável pelos pôsteres é alguém que está tentando levantar dinheiro com a história.

Os pôsteres mais recentes trazem a mensagem: “Este é Dzhokhar Tsarnaev, um jovem de 19 anos de idade acusado do ataque terrorista em Boston. Mas, como muitas pessoas sabem agora, essa é uma acusação sem fundamento, não há absolutamente nenhuma prova contra ele”.

“Agora, ele está em estado grave, em um hospital prisional, ele precisa de ajuda médica e legal. Os pais de Dzhokhar pedem sua ajuda, para arrecadar dinheiro para seu filho, que eles não podem perder, já que eles já perderam o filho mais velho, de forma cruel e injusta. Ficaremos gratos com qualquer ajuda, em nome do todo-poderoso, não fique indiferente”.

A família Tsarnaev é de origem chechena, mas viveu boa parte da vida fora do país. As informações são de que os Tsarnaev viveram durante anos no Quirguistão, na Ásia Central, e no Daguestão, outra república russa no Norte do Cáucaso, que faz fronteira com a Chechênia.

http://www.youtube.com/embed/TC5o-UNplhQ
O real paradeiro de Tamerlan Tsarnaev

Barco onde Dzhokhar Tsarnaev foi capturado Barco onde Dzhokhar Tsarnaev foi capturado

Barco onde Dzhokhar Tsarnaev foi capturado (/)


Militante da Jihad islâmica carrega um foguete durante treinamento em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza Militante da Jihad islâmica carrega um foguete durante treinamento em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza

Militante da Jihad islâmica carrega um foguete durante treinamento em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza (/)


Abdul Rahman Ali Alharbi, suposto envolvido no atentado com bomba na maratona de Boston Abdul Rahman Ali Alharbi, suposto envolvido no atentado com bomba na maratona de Boston

Abdul Rahman Ali Alharbi, suposto envolvido no atentado com bomba na maratona de Boston (/)


Ruslan Tsarni, tio dos irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev Ruslan Tsarni, tio dos irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev

Ruslan Tsarni, tio dos irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev (/)


Feridos recebem atendimento no local de explosão perto da linha de chegada da Maratona de Boston Feridos recebem atendimento no local de explosão perto da linha de chegada da Maratona de Boston

Feridos recebem atendimento no local de explosão perto da linha de chegada da Maratona de Boston (/)


Nick Vogt, ferido na maratona de Boston Nick Vogt, ferido na maratona de Boston

Nick Vogt, ferido na maratona de Boston (/)


Chris Kyle atirador da marinha Chris Kyle atirador da marinha

Chris Kyle atirador da marinha (/)