Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Republicanos votam em New Hampshire; Romney é favorito

Por Justin Sullivan 10 jan 2012, 08h01

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney espera conquistar nesta terça-feira a segunda vitória na disputa pela indicação da candidatura republicana às eleições presidenciais americanas, nas primárias de New Hampshire, nas quais aparece como grande favorito.

Uma semana depois do cáucus de Iowa, 250.000 eleitores de New Hampshire, pequeno estado do nordeste dos Estados Unidos, devem escolher entre os seis principais candidatos republicanos que desejam enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições de novembro.

A campanha foi dura e os republicanos não pouparam críticas a Romney, especialmente com recordações de seu passado como empresário, para tentar impedir sua vitória. De acordo com uma pesquisa da Suffolk University/7News, Romney tem 33% das intenções de voto.

O segundo lugar promete uma disputa entre o liberal texano Ron Paul (20% na mesma pesquisa) e o ex-governador de Utah Jon Huntsman (13%), um moderado que joga tudo em New Hampshire.

“Qualquer coisa pode acontecer e surpreenderemos o mundo amanhã”, afirmou Huntsman na segunda-feira.

Os eleitores de New Hampshire são conhecidos por deixar a decisão para o último momento e isto pode provocar surpresas.

Os seis candidatos republicanos na disputa são Mitt Romney, 64 anos, que apresenta como principal credencial sua experiência como empresário para ajustar a economia; Ron Paul, 76 anos; Jon Huntsman, 51 anos; Rick Santorum, 53 anos, ex-senador ultraconservador pela Pensilvânia; Newt Gingrich, 68 anos, ex-presidente da Câmara de Representantes, e Rick Perry, 61 anos, governador ultraconservador do Texas.

Depois de New Hampshire, as próximas primárias acontecerão na Carolina do Sul em 21 de janeiro, com Mitt Romney também à frente nas pesquisas.

Continua após a publicidade
Publicidade