Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Reino desunido”: Escócia quer fazer novo referendo por independência

O Sinn Féin, partido nacionalista irlandês, também já cobra um referendo na Irlanda do Norte sobre a unificação com a República da Irlanda, que faz parte da União Europeia

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, afirmou nesta sexta-feira que a proposta de um referendo sobre a independência de seu país do Reino Unido “está em cima da mesa”. A líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP) fez campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) e afirmou que seu país enfrenta a perspectiva de sair do bloco contra a sua vontade – entre os escoceses, o voto pró-Europa venceu com 62%. [Entenda a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha no box abaixo].

A diferença para o placar nacional – que terminou com a vitória do Brexit (saída britânica) por 52% a 48% – é o incentivo que Nicola precisava para conduzir um segundo plebiscito para decidir sobre a independência da Escócia. Em 2014, os escoceses optaram por permanecer no Reino Unido em um referendo que teve resultado muito apertado: 55,3% contra 44,7%. A primeira-ministra disse que o segundo referendo pela independência escocesa é “altamente provável”.

Leia também

David Cameron renuncia após britânicos decidirem deixar UE

Reino Unido decide pela saída da União Europeia

Entenda as consequências políticas da saída do Reino Unido da UE

“A Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte permaneceriam amigos da Escócia”, afirmou ela, reafirmando que vai tomar “todas as medidas possíveis” para garantir o lugar da Escócia na União Europeia.

Irlandas – A população da Irlanda do Norte, com 55,7% dos votos, também optou por ficar na UE e o resultado final adverso já fomenta anseios independentistas latentes. O partido nacionalista Sinn Féin (‘nós mesmos’, em gaélico) defendeu nesta sexta uma votação na Irlanda do Norte sobre a unificação com a República da Irlanda, que faz parte da UE.

Infográfico

Reino Unido pode desmantelar a União Europeia; saiba como ela nasceu

“Temos uma situação em que o Norte vai ser arrastado para fora da União Europeia devido a uma votação na Inglaterra. O Sinn Féin vai fortalecer o seu pedido, sua exigência de longa data, para uma votação sobre a unificação”, afirmou Declan Kearney, presidente do partido, antigo braço político do IRA (movimento separatista irlandês responsável por vários atos terroristas).

(Da redação)

arte - diferença entre Reino Unido / Grã Bretanha / Inglaterra arte – diferença entre Reino Unido / Grã Bretanha / Inglaterra

arte – diferença entre Reino Unido / Grã Bretanha / Inglaterra (/)