Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rei Muhammad VI nomeia o presidente do novo Governo marroquino

Rabat, 29 nov (EFE).- O rei Muhammad VI do Marrocos nomeou nesta terça-feira o secretário-geral do Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD), Abdelilah Benkirane, como presidente do novo Governo.

Durante a manhã, o monarca recebeu Benkirane em Midelt, a 350 quilômetros da capital Rabat, e pôs fim ao suspense em torno do nome do próximo governante.

Pelo comunicado da Casa Real divulgado pela agência ‘MAP’, o rei ‘nomeou o chefe de Governo, conforme as disposições da nova Constituição, e o encarregou de formar o novo Governo’.

Ao conseguir 107 das 395 cadeiras, o PJD foi o vencedor das eleições de sexta-feira, mas agora precisa do apoio de mais dois partidos para garantir maioria estável na Câmara de Representantes.

Benkirane e os dirigentes do PJD não esconderam suas preferências pela Kutla, o bloco de três partidos nacionalistas que somam 117 cadeiras, e que já no domingo se mostraram, após uma reunião, favoráveis a integrar o futuro Governo.

Os dois partidos que já manifestaram disposição de migrar à oposição são a Reunião Nacional de Independentes (RNI), grande perdedor destas eleições, e o Partido da Autenticidade e Modernidade, em comunicados públicos feitos entre ontem e esta terça-feira.

Não fica claro até o momento se Benkirane terá o controle dos chamados ‘ministérios de soberania’ (das Relações Exteriores e do Interior), até agora liderados por ministros nomeados diretamente pelo rei, sem consultas aos partidos. EFE