Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rei Juan Carlos recebe representante de esquerda independentista basca

Madri, 15 dez (EFE).- O deputado espanhol Xabier Mikel Errekondo, da coligação independentista basca Amaiur, encontrou-se nesta quinta-feira com o rei Juan Carlos, e pediu para o monarca ajudar a colocar fim no conflito político basco.

O Amauir conta com sete cadeiras no Parlamento. Juan Carlos está se reunindo com representantes de todos os grupos políticos da câmara baixa, que foi renovada após as aleições de 20 de novembro.

Errekondo entregou ao rei uma carta em nome de sua coligação, na qual pede que o chefe de estado espanhol se comprometa a resolver a questão basca com responsabilidade.

O deputado também pediu para que a coligação possa contar com um grupo próprio no Congresso, ao invés de ter que integrar uma formação mista. Após o encontro, o político disse que o monarca aceitou a sugestão.

Embora a Amaiur tenha sete deputados, a coligação não cumpre com todos os requisitos para formar um grupo no Congresso. A decisão sobre o futuro dos bascos será tomada nesta quinta-feira no Parlamento, dominado pelo Partido Popular e o PSOE.

Xavier Mikel Errekondo é uma figura emergente da esquerda independentista e foi jogador de handebol. Apesar de suas convicções independentistas, ele chegou a integrar seleção nacional da Espanha. EFE

vh-nac/dk