Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rei da Malásia cancela aniversário e doa dinheiro para abater dívida

Muhammad V se disse comovido com as doações dos malaios ao Fundo da Esperança, para a redução do passivo de 250 bilhões de dólares

O rei da Malásia, sultão Muhammad V, cancelou a cerimônia oficial de comemoração de seu aniversário e doará os recursos reservados para as festas para o pagamento da dívida pública do Estado, anunciou nesta sexta-feira 31 a casa real malaia. O valor doado não foi revelado.

O soberano, que ocupa o trono da Malásia para o período 2016-21, completará 49 anos em 6 de outubro. Em junho, ele destinou 10% de seu salário para o Fundo para a Esperança, criado pelo novo governo com a finalidade de reduzir a dívida pública, depois de declarar-se “comovido” pelas doações dos malaios.

Dados de maio do Ministério das Finanças mostram que a dívida pública da Malásia atingiu 1 trilhão de ringgits, o equivalente a 250 bilhões de dólares. A coleta de doações do Fundo da Esperança, porém, alcançou apenas 43.500 dólares.

A corrupção foi um dos principais fatores que contribuíram para que a coalizão de partidos que governou o país desde a independência, em 1965, perdesse pela primeira vez nas urnas, no mês de maio, para a oposição. Najib Razak, primeiro-ministro de 2009 até maio de 2018, enfrenta atualmente várias acusações de corrupção.

(Com EFE)