Regras do Partido Republicano favorecem Rick Santorum no Kansas

Por Da Redação - 10 mar 2012, 16h33

Washington, 10 mar (EFE).- No Kansas, um estado localizado no centro dos Estados Unidos onde os hispânicos são apenas 5% da população, as diferenças socioeconômicas entre a maior área metropolitana e os outros três distritos eleitorais favorecem neste sábado o aspirante presidencial Rick Santorum.

O ex-senador da Pensilvânia, católico conservador e que fez dos ‘assuntos sociais’ os distintivos de sua campanha (oposição ao aborto, aos anticoncepcionais e ao casamento gay), confia em obter neste sábado uma maioria entre os 40 delegados do Kansas na Convenção Nacional Republicana, que decidirá em agosto a nomeação do rival do presidente Barack Obama.

O Kansas tem um sólido histórico de simpatia aos republicanos nas eleições presidenciais, e não votou em um candidato democrata desde 1964, quando Lyndon Johnson ganhou com uma maioria substancial dos votos neste estado.

Em 2008, o candidato republicano John McCain recebeu 57% dos votos no Kansas, contra 42% do democrata Obama.

Publicidade

A população do estado cresceu em décadas mais recentes a um ritmo mais lento do que a média do país e como resultado diminuiu o número de seus delegados no Colégio Eleitoral (que elege o presidente dos Estados Unidos em último caso). Dos dez que tinha no início do século 20, teve sua cota rebaixada para seis na atualidade.

Em meio ao crescimento reduzido, enquanto a população branca aumentou em 3,2% entre os censos de 2000 e 2010, houve uma explosão da população hispânica, que aumentou em quase 60%. No entanto, apesar de continuar sendo a minoria mais numerosa, os hispânicos são pouco mais de 5% da população total.

O aumento dessa população se concentrou no condado Johnson, onde a Câmara de Comércio Hispânica sustenta que os seus cidadãos gastam a cada ano US$ 2,2 bilhões em Kansas City.

Nessa terra de maioria branca, o Terceiro Distrito eleitoral inclui Kansas City e seus subúrbios prósperos, como Overland Park, moderados nos ‘assuntos sociais’ que tanto preocupam Santorum e entusiasmam seus seguidores.

Publicidade

Nas eleições de 2008 este foi o único distrito do Kansas onde Obama obteve uma maioria.

A região tem excelentes escolas e shoppings modernos muito similares aos do resto do Meio Oeste, e os analistas políticos calculam que o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, que por enquanto lidera a corrida presidencial republicana, poderia ganhar ali uma maioria nesta sábado.

Os outros três distritos que enviam um representante ao Congresso dos Estados Unidos são, por outro lado, firmemente conservadores e votaram a favor dos republicanos sem interrupção.

Estas são as regiões que Santorum poderia sair vitorioso neste sábado com seu discurso baseado em família, religião, pátria e outros valores morais tradicionais.

Publicidade

Na disputa, Romney e Santorum e os outros dois concorrentes pela candidatura presidencial, o representante do Texas, Ron Paul, e o ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich, prometeram políticas duras contra os imigrantes ilegais.

No caso do Kansas, os pré-candidatos não têm que preocupar que esta unanimidade os faça perder o apoio entre os imigrantes: os hispânicos são poucos e os asiáticos menos ainda.

Em termos gerais, em todo o país os hispânicos tendem a votar mais a favor do Partido Democrata do que do Partido Republicano, mesmo quando este se proclama defensor da família e de comportamentos sociais tradicionais que são frequentes entre os hispânicos.

Na maioria dos estados com eleições primárias e ‘caucus’, as assembleias de filiados, as regras atribuem todos os delegados ao candidato que obtiver mais votos, mas no Kansas, da mesma forma que em Idaho, a distribuição de delegados é um pouco mais proporcional, embora não totalmente.

Publicidade

Três delegados irão automaticamente ao candidato que obtiver mais votos em todo o estado, e se Santorum conquistar os três distritos menos urbanos, provavelmente obterá esses três votos para a Convenção Nacional que será aberta em 27 de agosto em Tampa, Flórida.

Depois, cada um dos quatro distritos atribuirá três delegados ao candidato que obtiver mais votos em cada distrito. Caso se cumpram as previsões dos analistas, Romney poderia levar os três do Terceiro Distrito, e Santorum levaria os nove dos outros três distritos.

Os 25 delegados restantes serão distribuídos de forma proporcional aos votos recebidos. EFE

Publicidade