Clique e assine a partir de 9,90/mês

Refrigeração de reator de Fukushima é aumentada

Por Da Redação - 5 fev 2012, 22h47

Tóquio, 6 fev (EFE).- A operadora da usina nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), intensificou a refrigeração de um dos reatores após detectar uma aparente alta de sua temperatura neste domingo, informou a televisão pública ‘NHK’.

Segundo o canal, um dos três registradores de temperatura situados na base do reator 2, um dos danificados pelo devastador tsunami de março de 2011, marcava ontem 71,7 graus centígrados, frente aos 45 graus de dez dias atrás.

Perante este aumento, os operadores da Tepco recolocaram os encanamentos de água a fim de aumentar a eficiência do sistema de refrigeração, segundo a ‘NHK’.

A empresa assinalou que a injeção de água para esfriar essa unidade foi suspensa parcialmente no dia 26 de janeiro devido à instalação de novos encanamentos, e esses trabalhos poderiam ter alterado o modo em que o líquido circula pelo interior do reator.

No entanto, acrescentou que desconhece o motivo exato da alta de temperatura indicada por esse termômetro, já que outros dois aparelhos situados na base do reator marcam uma temperatura de 45 graus. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade