Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Refinaria explode durante visita de Ahmadinejad

Acidente mata um e fere seis em Abadan; presidente iraniano sai ileso

Por Da Redação 24 Maio 2011, 06h45

Pelo menos uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas por uma explosão em uma refinaria de petróleo em Abadan, no sudoeste do Irã, durante a visita do presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad. Segundo a agência iraniana Fars, Ahmadinejad escapou ileso.

A explosão foi acidental, conforme agência local Mehr, e provocou um enorme incêndio e a liberação de um grande volume de gases tóxicos. A refinaria foi evacuada, mas uma espessa coluna de fumaça cobriu grande parte de Abadan. Os bombeiros já conseguiram controlar as chamas.

A explosão, que pode ter sido provocada por um vazamento de gás, aconteceu quando o presidente inaugurava a terceira fase de produção de gasolina na refinaria. Conforme a agência Fars, Ahmadinejad manteve o planejamento e pronunciou o discurso que havia programado.

Ahmadinejad assumiu há duas semanas a pasta de petróleo após uma queda de braço com o aiatolá Ali Khamenei, guia supremo do Irã, que já demonstrou no passado crescente insatisfação com as ambições do presidente.

Recentemente, o aiatolá forçou Ahmadinejad a reempossar o poderoso ministro da Inteligência, Heidar Moslehi, e lançou uma advertência contra qualquer “manifestação de desacordo”, em uma clara alusão à disputa com presidente.

(Com agências EFE e France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade