“Reconheço o Estado de Israel, rejeito a violência e o terror”, diz presidente palestino
Mahmud Abbas diz que radicais do Hamas terão de seguir sua política

O presidente palestino, Mahmud Abbas, afirmou neste sábado que o próximo governo de consenso nacional com o movimento islamita Hamas deverá rejeitar a violência e reconhecer o Estado de Israel e os acordos assinados com esse país. “O próximo governo obedecerá a minha política”, declarou aos membros do conselho central palestino, uma instância diretiva da Organização para a Libertação da Palestina, reunido em Ramallah (Cisjordânia).
Leia mais:
Israel suspende negociações de paz com palestinos
Hamas e Fatah anunciam acordo para formar governo de coalizão
“Reconheço o Estado de Israel, rejeito a violência e o terrorismo e respeito os compromissos internacionais”, disse. Este acordo enfureceu Israel, que considera o Hamas uma “organização terrorista”.
O Hamas rejeita as negociações de paz empreendidas pela Autoridade Palestina de Abbas com Israel e defende a resistência armada contra o país. Em resposta ao acordo interpalestino, Israel suspendeu as negociações, que já estavam bloqueadas.
“Nunca aceitaremos reconhecer um Estado judeu”, disse Abbas em resposta aos pedidos neste sentido realizados pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. E ressaltou que Israel nunca pediu isso ao Egito ou à Jordânia quando assinaram a paz com o Estado hebreu. O presidente palestino lembrou ainda que os palestinos reconheceram o Estado de Israel em 1993.
(Com AFP)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.