Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes tuaregues se apoderam de cidade no Mali

Argel, 1 abr (EFE).- Os separatistas tuaregues do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA) anunciaram neste domingo que se apoderaram da cidade de Tombuctu, a última do norte de Mali que permanecia sob o controle do governo de Bamaco.

Em comunicado divulgado em seu site, o MNLA informou que assumiram ‘o controle da administração’ da cidade e que sua bandeira ‘está em toda a região de Tombuctu’, inclusive na cidade homônima.

O grupo destacou também que pôs fim ‘à ocupação malinesa de Tombuctu’, e que seu Estado-Maior prosseguirá ‘com a missão de defender Azawad’, uma extensa região de 850 mil quilômetros quadrados situada ao nordeste de Mali e cuja secessão e independência é reivindicada pelos separatistas tuaregues.

Por sua parte, alguns habitantes de Tombuctu confirmaram à Agência Efe que os rebeldes ‘já estão na cidade, as repartições públicas e os bancos foram saqueados e as forças do governo fugiram’.

A tomada de Tombuctu acontece poucas horas depois que o MNLA anunciou que havia ocupado quase sem resistência a cidade de Gao, a segunda maior de Mali.

Com estes avanços, que se intensificaram nas últimas 72 horas, o MNLA garante seu domínio sobre a região de Azawad, que desde janeiro vive uma situação de guerra entre as forças governamentais e os tuaregues.

Por sua parte, o capitão Amadu Haja Sanogo, chefe da junta militar que no último dia 22 de março assumiu o poder no Mali mediante um golpe de Estado, expressou hoje sua preocupação e ressaltou a determinação dos militares golpistas ‘na defesa da integridade territorial nacional’. EFE