Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes sírios controlam posto na fronteira em Golã

Israel, em estado de guerra com a Síria, ocupa território desde 1967

Os rebeldes sírios tomaram o controle de um posto na fronteira nas colinas de Golã, na linha de cessar-fogo entre Israel e Síria, informou nesta quinta-feira a rádio militar israelense. Israel, oficialmente em estado de guerra com a Síria, ocupa desde 1967 quase 1.200 quilômetros quadrados nas colinas de Golã, território que anexou.

Leia também:

Foguetes sírios atingem território das Colinas de Golã

Regime sírio retoma controle de cidade estratégica

Gás sarin foi usado na Síria, afirma governo francês

“O exército israelense confirma que a passagem de Quneitra caiu nas mãos dos rebeldes”, informou a rádio. Segundo a emissora, combates foram registrados em Quneitra, próxima da passagem de mesmo nome, no centro da colina estratégica e controlada até agora pelo exército sírio. Fontes das forças de segurança israelenses confirmaram tiroteios, mas não informaram se os rebeldes tomaram o controle da passagem.

O exército aconselhou aos agricultores que não se aproximem da região e informou que alguns soldados sírios foram levados para um hospital do norte de Israel. Nos últimos três meses, pelo menos 16 feridos de guerra na Síria cruzaram a fronteira e receberam atendimento médico em um hospital de Safed.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou “violentos combates entre as forças oficiais e os rebeldes em Quneitra”. “Os rebeldes atacaram postos e veículos do exército e tomaram o controle da passagem na fronteira com a parte ocupada do Golã sírio”, afirmou Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.

(Com agência France-Presse)