Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes líbios dizem ter retomado as cidades de Ras Lanuf e Brega

Opositores agora rumam em direção a Sirte, cidade natal de Muamar Kadafi

Os rebeldes líbios continuam o avanço rumo ao oeste do país e, neste domingo, disseram ter tomado o controle de duas importantes cidades da região: Ras Lanuf e Brega. A primeira é um centro petrolífero extratégico e, a segunda, abriga uma grande refinaria de petróleo e uma usina de gás natural. Segundo a rede CNN, existem alguns veículos danificados na periferia de Ras Lanuf, mas não houve grande destruição na parte central da cidade.

Essas vitórias significam que as forças rebeldes recuperaram praticamente todos os territórios que haviam perdido para o ditador Muamar Kadafi no início da guerra. A retomada foi possível graças ao apoio dos ataques aéreos das forças de coalisão lideradas pela França, pelo Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos.

De acordo com o Pentágono, os aviões da coalizão fizeram pelo menos 96 missões de ataques aéreos num período de 24 horas – que terminou neste sábado. Depois de Ras Lanuf, a próxima cidade importante no caminho para a capital Tripoli é Sirte, cidade natal de Kadafi. Os rebeldes disseram à CNN que esperam uma longa e sangrenta batalha quando chegarem.