Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes da Líbia perdem terreno para ditador

Forças fiéis a Kadafi avançam sobre territórios dominados pelos rebeldes

Os rebeldes líbios perderam o terreno que estavam defendendo nos últimos dias frente ao avanço constante das forças fiéis ao ditador Muammar Kadafi e tentam desesperadamente manter o domínio da cidade de Brega, a 80 quilômetros de Ajdabiya, principal polo de comunicação do leste do país.

Segundo o porta-voz rebelde Mustafa Geriani, os opositores ainda controlam a cidade, que foi alvo de intensos bombardeios há vários dias.

No entanto, a televisão estatal assegura que Brega já está nas mãos das forças de Kadafi. Segundo os jornalistas que nesse sábado alcançaram o terminal petrolífero de Ras Lanuf, essas forças eram formadas por brigadistas e voluntários partidários ao regime, apoiados com carros de combate, navios e aviões.

O porta-voz rebelde explicou que a frente de combate não se limitava à estrada e se estendia entre 10 e 15 quilômetros. Questionado por vários jornalistas, Geriani atribuiu o rápido avanço das forças de Kadafi, nos últimos três dias, entre Ben Jawad e Brega, ao forte uso de artilharia e aos bombardeios aéreos e marítimos. “Não estamos falando de uma guerra clássica, é uma guerra no deserto, é comum que haja avanços e retrocessos”, afirma o porta-voz.

(Com agência EFE)