Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Rebeldes anunciam derrubada de helicóptero militar na Síria

Por Da Redação - 10 mar 2012, 10h18

Cairo, 10 mar (EFE).- Os rebeldes sírios disseram ter derrubado neste sábado um helicóptero militar e destruído dois tanques do Exército do regime de Bashar al-Assad, na província de Idlib, que faz fronteira com a Turquia.

O ‘número 2’ do Exército Livre Sírio (ELS), Malek Kurdi, disse à Agência Efe que as forças do grupo, integradas por soldados desertores, derrubaram o helicóptero com disparos de seus fuzis em uma região montanhosa do norte da província.

Kurdi disse que o ELS também destruiu dois tanques das Forças Armadas e que seus tripulantes desertaram para se unir às fileiras rebeldes. Segundo ele, os rebeldes não costumam se apoderar de armamentos pesados e preferem destruí-los para não serem alvos dos ataques aéreos do regime.

‘Por isso, nós insistimos e pedimos (à comunidade internacional) o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea’, ressaltou Kurdi.

Publicidade

Sobre a derrubada do helicóptero, o braço direito do ELS disse que a região tem um pequeno aeroporto onde as aeronaves aterrissam e que, nesse momento, torna-se fácil derrubá-los com fuzis.

Kurdi lembrou que esta não é a primeira vez que os rebeldes conseguem derrubar aeronaves das Forças Armadas sírias. No dia 28 de fevereiro, o ELS anunciou que tinha derrubado três helicópteros do regime na província de Aleppo, perto da fronteira com a Turquia, também por fogo de armas leves. EFE

Publicidade