Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Realeza britânica faz viagem mundial por Jubileu de Diamantes de Elizabeth II

Londres, 14 dez (EFE).- Os principais membros da Família Real britânica visitarão em 2012 diversos países como parte das comemorações do 60º aniversário da chegada da rainha Elizabeth II ao trono.

Nesta quarta-feira, o Palácio de Buckingham, residência oficial da Família Real, informou que os membros mais ilustres da realeza britânica visitarão os demais 15 países em que Elizabeth II é chefe de Estado, assim como os que possuem estreita ligação com o Reino Unido.

A viagem mais esperada será a dos duques de Cambridge, William e Kate, dada a grande popularidade desde o casamento. O casal visitará Malásia, Cingapura, as ilhas Salomão e Tuvalu.

A rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, que no próximo ano terão 86 anos e 91 anos, respectivamente, vão permanecer no Reino Unido e visitar cidades dentro do território mesmo.

O príncipe Charles, herdeiro do trono, e sua mulher, Camilla, viajarão para a Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.

Pela primeira vez representando sozinho sua avó Elizabeth II no exterior estará o príncipe Harry, irmão de William, que irá a Belize, Jamaica e Bahamas.

Um porta-voz do Palácio informou os detalhes das viagens, mas o calendário ainda não foi fechado.

O príncipe Andrew, duque de York, irá à Índia; a princesa Anne viajará para Moçambique e Zâmbia e o duque de Kent, primo da rainha, às ilhas Malvinas e Uganda.

Como parte das comemorações do Jubileu de Diamantes, o Palácio de Buckingham anunciou neste ano que haverá um desfile de 1 mil navios pelo Tâmisa em junho de 2012, que representará o maior espetáculo nas águas desse rio em 350 anos.

Navios de todos os tamanhos do Reino Unido e também da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth) participarão do evento, que percorrerá 11 quilômetros pelo Tâmisa e será liderado pela rainha, que estará em uma embarcação especialmente construída para ela.

O barco será decorado de modo similar aos que eram usados para festas de Estado no século 18.

Segundo a imprensa britânica, o Jubileu de Diamantes será inspirado em espetáculos da época dos Tudor e dos Stuart, dos séculos 15 ao 18, como a coroação de Ana Bolena, em 1533.

O evento fará parte das comemorações previstas entre os dias 2 a 5 de junho de 2012.

Alguns navios que farão parte da pequena frota levarão fogos de artifício, sinos, dragões mecânicos e músicos. Qualquer pessoa que for dona de uma embarcação privada também poderá solicitar permissão para participar do evento.

O ano do 60º aniversário do reinado de Elizabeth II coincidirá com os Jogos Olímpicos de Londres, que começarão em 27 de julho. EFE