Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy pretende recuperar confiança na Espanha com sua política externa

Madri, 19 dez (EFE).- O líder do conservador Partido Popular (PP) e próximo presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta segunda-feira que o objetivo de sua política externa será a ‘recuperação da confiança’ do país e um compromisso com um ‘euro estável, base de crescimento e estabilidade econômica’.

Em seu discurso na sessão de posse como chefe do Governo espanhol, Rajoy falou sobre a necessidade de ‘reforçar o vínculo ibero-americano’ e do papel da língua espanhola ‘como instrumento de união e econômico de primeira ordem’.

Neste sentido, ele destacou que o bicentenário da Constituição de Cádiz – a primeira Carta Magna da Espanha elaborada em 1812 – é o melhor marco para estreitar estes laços, ‘transferindo ao mesmo tempo a mensagem do valor da cultura em espanhol e a qualidade da democracia’.

Em seu discurso, Rajoy ressaltou que buscará a ‘interlocução permanente’ com o principal partido da oposição, o Partido Socialista (PSOE), e o restante dos grupos parlamentares. ‘Queremos fazer da política externa uma das bases fundamentais da recuperação da confiança que nosso país projeta’, disse.

Neste sentido, o líder conservador disse que seu Governo iniciará uma ‘política ativa’ na União Europeia ‘influenciando suas decisões, apresentando soluções e liderança, e se comprometendo com um euro estável, base de crescimento e de estabilidade econômica e institucional’.

Por isso, o Governo do PP promoverá a ‘estrita observação do Pacto de Estabilidade e Crescimento’ e impulsionará ‘ativamente a governança econômica europeia’, acrescentou. Rajoy pretende colocar ‘uma ação diplomática, econômica e cultural no exterior’.

O líder conservador também afirmou que fará uma profunda reforma do Serviço Exterior da Espanha. Assim, ele reforçará o papel deste serviço na promoção comercial das empresas espanholas no mundo e em seus projetos de internacionalização. EFE