Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy garante independência: ‘Não dou explicações nem a Merkel nem a Sarkozy’

Madri, 20 dez (EFE).- O novo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, se orgulhou nesta terça-feira de sua independência e autonomia e garantiu que não dá explicações sobre suas decisões ‘nem à senhora (Angela) Merkel nem ao senhor (Nicolas) Sarkozy’.

‘Tenho total e absoluta certeza de que, se existe algo que posso presumir, mesmo com meus defeitos, é que sou independente, não devo a ninguém mais além do interesse geral’, ressaltou Rajoy no último dia de debate de posse realizado no Congresso dos Deputados.

Esta foi a resposta de Rajoy, que assume nesta quarta-feira como primeiro-ministro, à deputada do Geroa Bai Uxue Barkos, ao questioná-lo sobre se iria comentar suas políticas com a chanceler alemã e o presidente francês antes dos cidadãos espanhóis tomarem conhecimento.

Na segunda-feira, a coalizão Esquerda Unida (IU) afirmou ser óbvio que o discurso de Rajoy era ‘de trâmite’ no Parlamento, e que a aprovação que verdadeiramente importa ao futuro presidente é ‘a de Angela Merkel e Nicolas Sarkozy’.

Após negar as acusações, o líder conservador respondeu nesta terça: ‘Não devo explicações nem à senhora Merkel nem ao senhor Sarkozy sobre minhas decisões, que serão as que considerar justas, razoáveis e boas para os espanhóis’. EFE