Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy assegura que não pedirá nada a Merkel porque está fazendo o que deve

Chicago, 19 mai (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, dará neste domingo um passeio de barco em Chicago com a chanceler alemã, Angela Merkel, e assinalou que sua intenção não é pedir-lhe ‘nada concreto’, mas assegurar-lhe que está fazendo o que acredita que tem que fazer e o que a Espanha precisa.

Rajoy, ao chegar a Chicago para participar da cúpula da Otan, comentou assim sua reunião com Merkel, que acontece a pedido da chanceler alemã.

Enquanto nos fóruns internacionais se estende o debate entre os partidários da austeridade e os defensores das políticas de crescimento, Rajoy considerou que neste momento o que deve importar aos espanhóis é ‘fazer as coisas bem feitas’, porque isso dará força ao país quando tiver que negociar no exterior.

Rajoy defendeu seu compromisso com a redução do déficit e o acordo feito com todas as comunidades autônomas para alcançá-lo, lembrando também que a Espanha está iniciando reformas estruturais para que a economia seja mais competitiva e insiste na reestruturação do sistema financeiro, para o qual o Governo exigiu novas provisões de capital.

‘Estou muito contente com a reunião, mas eu não a pedi’, deixou claro Rajoy, que se reuniu com Merkel em Berlim pouco depois de chegar ao Palácio da Moncloa.

Segundo lembrou, naquele encontro lhe falou sobre o seu desejo de que a Espanha tenha um papel ativo nos debates europeus. EFE