Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rainha faltará à cúpula da Commonwealth pela 1ª vez em 40 anos

Por causa da idade, Elizabeth II decidiu enviar seu filho, príncipe Charles, para representá-la no evento

Pela primeira vez desde 1973, a rainha Elizabeth II não vai comparecer à cúpula da Comunidade Britânica, a Commonwealth, grupo de 54 nações que compartilham laços históricos com o Reino Unido – 16 delas têm a rainha como chefe de estado. Elizabeth II será representada no evento pelo seu sucessor, o príncipe Charles. A cúpula será realizada no Sri Lanka em novembro.

A rainha, de 87 anos, é a chefe da Commonwealth e, a cada dois anos, abre as reuniões dos países que compõem o grupo. Ela esteve presente em todas as cúpulas, com exceção da primeira, em 1971. O último encontro ocorreu em Perth, na Austrália.

Leia também:

Rainha Elizabeth II recebe alta após uma noite hospitalizada

Rainha Elizabeth II é hospitalizada com gastroenterite

Elizabeth II encerra viagem do Jubileu de Diamante em ilha

Segundo a rede britânica BBC, a rainha decidiu não comparecer ao evento deste ano por causa da idade – e da necessidade de uma viagem em que atravessaria o oceano. A ausência de Elizabeth II foi confirmada apelo Palácio de Buckingham.

O correspondente da BBC para assuntos reais afirma que a decisão da rainha é não apenas surpreendente como significativa. Isso porque a monarca começa a preparar o país para encarar o fato de que sua chefe de estado, por causa da idade, poderá, daqui por diante, fazer cada vez menos. Uma abdicação ao trono, a exemplo do que houve na Holanda, contudo, está completamente descartada.