Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quarteto para Oriente Médio reúne-se com palestinos e israelenses

Os emissários do Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia) se reuniram nesta quarta-feira, separadamente, com representantes palestinos e israelenses para tentar reativar o processo de paz.

Os representantes do Quarteto começaram suas reuniões, na sede da ONU localizada em Jerusalém Oriental, com os negociadores palestinos Saeb Erakat e Mohammad Chtayyeh.

Depois receberam o delegado especial do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Yitzhak Molcho.

O enviado especial do Quarteto, Tony Blair, a diplomata alemã Helga Schmidt, pela UE, e o coordenador especial da ONU para o processo de paz, Robert Serry, participaram das discussões ao lado dos representantes de Estados Unidos e Rússia.

Segundo um comunicado publicado no fim das reuniões pelos enviados do Quarteto e por Blair, palestinos e israelenses “expressaram sua vontade de cooperar com o Quarteto, com base em sua declaração de 23 de setembro, para superar os obstáculos e retomar as negociações diretas bilaterais, sem atraso nem condições prévias”.

Os dois campos devem apresentar propostas detalhadas sobre o traçado das fronteiras e a segurança nos próximos três meses, informa o texto.