Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pyongyang abre janela de foguete, sem sinal de disparo

Ministério de Defesa da Coreia do Sul diz que observa de perto a situação

A Coreia do Norte abriu nesta quinta-feira a janela que permitirá o controverso lançamento de um foguete, sem qualquer sinal de disparo iminente até o momento. O ministério da Defesa sul-coreano informou que está ‘observando de perto a situação’.

Pyongyang anunciou a intenção de lançar um foguete do tipo Unha-3 entre 12 e 16 de abril, com o objetivo de colocar em órbita um satélite civil de observação terrestre. O lançamento, no entanto, não deve acontecer nesta quinta-feira, pois o foguete não deixou a plataforma de lançamento no intervalo de tempo anunciado, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O regime norte-coreano afirma que o satélite é de uso civil, mas os Estados Unidos e seus aliados na região, Coreia do Sul e Japão, acusam Pyongyang de preparar um teste de míssil balístico. Estes países enviaram reforço militar para a região, com o objetivo de abater o foguete em caso de lançamento. Em resposta, a Coreia do Norte afirmou que interpretará a derrubada de seu foguete como uma ‘declaração de guerra’.

(Com agência France-Presse)