Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Putin pede renovação da democracia na Rússia

O primeiro-ministro russo Vladimir Putin pede em um artigo a renovação dos mecanismos democráticos, ao mesmo tempo que critica a “os espetáculos políticos” organizados pela oposição, que mais uma vez reuniu milhares de pessoas no sábado em Moscou.

“Precisamos renovar os mecanismos de nossa democracia. Devem levar em consideração uma atividade cidadã cada vez mais importante”, escreveu no artigo publicado pelo jornal Kommersant e com o título “A democracia e a qualidade do Estado”.

“De fato, nossa sociedade civil se tornou muito mais madura, ativa e responsável”, justificou.

Vladimir Putin, candidato para um terceiro mandato no Kremlin na eleição presidencial de 4 de março, depois de ser chefe de Estado de 2000 a 2008, adverte contra qualquer “democracia fictícia”.

“A verdadeira democracia não se cria de repente, não se copia de um modelo exterior”, afirma, antes de destacar que é “indispensável que a sociedade esteja disposta a utilizar os mecanismos democráticos”.

Putin é o grande favorito para a eleição de 4 de março, apesar da queda da popularidade nos últimos meses. Ele deve enfrentar o maior movimento de contestação desde que chegou ao poder em 2000.