Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Putin é registrado como candidato à Presidência da Rússia

Por Da Redação 20 dez 2011, 05h55

Moscou, 20 dez (EFE).- A Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia registrou nesta terça-feira o primeiro-ministro Vladimir Putin como candidato à Presidência do país depois que seu nome foi proposto por unanimidade pelo partido governista Rússia Unida (RU).

Putin concorrerá às eleições presidenciais de 4 março de 2012 depois que o atual chefe do Estado, Dmitri Medvedev, desistiu de tentar a reeleição.

O primeiro-ministro russo, que já exerceu o cargo de presidente (2000-2008), viu sua popularidade cair ao mínimo histórico, o que pela primeira vez em sua carreira política pode impedi-lo de vencer no primeiro turno.

Ainda assim, Putin continua a ser o candidato favorito para ganhar o pleito. Na sequência aparecem o secretário-geral do Partido Comunista da Rússia, Gennady Zyuganov (11%); o dirigente do ultranacionalista Partido Liberal Democrático, Vladimir Jirinovski (9%); e o líder do partido social-democrata Rússia Justa, Sergey Mironov (5%), segundo as últimas enquetes.

A Rússia celebrou em 4 de dezembro eleições parlamentares que deram a vitória ao RU, criado por Putin, o que provocou grandes manifestações de protesto em dezenas de cidades russas pela suposta fraude a favor da formação governista.

Este fator, entre outros, afetou a popularidade do primeiro-ministro, acusado por muitos de usurpar o poder e de perseguir a oposição. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade