Projeções indicam vitória de trabalhistas em eleições na Austrália
Após nove anos de governo conservador, o primeiro-ministro Scott Morrison admite derrota para Anthony Albanese, líder da oposição
O atual primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, perdeu as eleições realizadas neste sábado, 20. Ele já admitiu a derrota e parabenizou Anthony Albanese, líder da oposição que deve assumir o cargo. Segundo as principais projeções da imprensa australiana, o país será governado pelo Partido Trabalhista, de oposição, após nove anos de governo conservador.
As pesquisas preliminares feitas pelas redes ABC e Sky News apontam que o atual governo obteve menos votos que o necessário, confirmando as pesquisas de intenção de voto realizadas durante a semana. A margem, porém, era apertada, o que ainda não dá absoluta certeza do resultado. Os votos já começaram a ser apurados.
As pesquisas também indicavam o Partido Trabalhista como favorito, mesmo perdendo território para chapas menores e independentes. De qualquer forma, devem vencer a eleição pela coalizão liderada pelos trabalhistas.
Durante a campanha, Scott Morrison e Anthony Albanese discutiram temas como o custo de vida no país, mudança climática e segurança nacional.