Clique e assine a partir de 9,90/mês

Produtores rurais invadem ruas de Paris com 1.500 tratores em protesto

Os agricultores franceses pedem medidas efetivas do governo e reforma do sistema agropecuário para conter a crise nos setores de carne e laticínios

Por Da Redação - 3 set 2015, 13h30

Produtores rurais franceses levaram mais de 1.500 tratores a Paris nesta quinta-feira, em um protesto para exigir mais ação do governo na contenção da crise nos setores de carne e laticínios, que deixou algumas fazendas à beira da falência. A França é atualmente o maior produtor agrícola da União Europeia.

A manifestação, que prejudicou o tráfego nas estradas ao redor da capital francesa pela manhã, faz parte de uma série de protestos organizados pelos agricultores nas últimas semanas. Em julho, o governo anunciou um pacote de ajuda após os agricultores bloquearem uma série de estradas e jogaram estrume diante de supermercados. O sindicato dos agricultores da França e organizador do protesto desta quinta-feira informou que as medidas são insuficientes para ajudar o setor, que enfrenta os efeitos de um embargo russo sobre produtos ocidentais, bem como problemas de longo prazo ligados à concorrência de mercadorias estrangeiras mais baratas e o poder de negociação dos supermercados.

Leia também:

Incêndio em prédio de Paris deixa oito mortos

Continua após a publicidade

Conheça a cidade francesa onde é proibido usar roupas

Polícia despeja moradores de favela mais antiga da França

“Nós viemos expressar nossa consternação. Não conseguimos mais viver de nosso trabalho”, disse Patrice Jaouen, de 43 anos, do setor de laticínios e produtos vegetais, que liderou uma fila de tratores vindos da região da Bretanha, que percorreu 588 quilômetros desde terça-feira. “Nós não queremos subsídios de curta duração, não queremos dinheiro público. Queremos uma reforma do sistema”, afirmou.

Agricultores franceses dizem ser prejudicados pelo aumento dos encargos sociais e regras mais rigorosas de proteção ao meio ambiente do que os países vizinhos da UE. Tratores convergiram para a Place de la Nation, em Paris, um ponto tradicional de manifestações, antes de uma reunião entre o primeiro-ministro Manuel Valls e uma delegação de dirigentes do setor agropecuário. Outro encontro entre os ministros da Agricultura da EU acontecerá na segunda-feira e deve discutir os problemas da área pecuária no bloco.

Continua após a publicidade

(Com agência Reuters)

Publicidade