Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Principal aliança tunisiana espera anunciar próximo presidente nesta 2ª feira

Túnis, 21 nov (EFE).- A principal aliança política tunisiana deve assinar nesta segunda-feira um acordo para a designação do novo presidente do país, do chefe do governo e do presidente da Assembleia Constituinte, que nesta segunda-feira celebra sua sessão inaugural.

Samar Ben Amor, porta-voz do partido Conselho pela República (CPR), uma das três legendas que integram esta aliança ao lado do movimento islâmico conservador Al-Nahda e o Fórum Democrático pelo Trabalho e as Liberdades (FDTL, Ettakatol em árabe), afirmou à Agência Efe que está previsto que o anúncio aconteça nesta tarde.

O Al-Nahda revelou no sábado que os três partidos tinham chegado a um acordo de princípios pelo qual a Presidência do Estado ficaria com o líder do CPR, Moncef Marzuki, a da Assembleia Nacional Constituinte com Mustapha Ben Jaafar, do Ettakatol, e a chefia do governo com o secretário-geral do Al-Nahda, Hamadi Al-Jabali.

Além disso, a aliança está negociando a formação do novo Executivo, assim como as prerrogativas dos principais dirigentes do país.

No entanto, não é a primeira vez que membros da aliança falam de um acordo para a formação de um governo de ‘união nacional’, cujo anúncio foi adiado em várias ocasiões desde a publicação dos resultados das eleições na Assembleia Constituinte de 23 de outubro. EFE

ma-jfu/mm