Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Princesa Masako lembra vítimas do tsunami em seu aniversário

Por Da Redação 9 dez 2011, 08h24

Tóquio, 9 dez (EFE).- A esposa do herdeiro ao trono do Japão, a princesa Masako, expressou nesta sexta-feira sua solidariedade às vítimas do terremoto e do tsunami de 11 de março em seu aniversário de 48 anos.

Em comunicado divulgado pela agência local ‘Kyodo’, Masako, em tratamento médico há quase nove anos devido a uma depressão induzida pelo estresse, explicou que a catástrofe ‘foi muito impactante para defini-la com palavras’.

A princesa afirmou que se solidariza com os moradores das áreas afetadas pela catástrofe e que continua ‘acompanhando de perto a trajetória de recuperação’.

Mais um ano, Masako, conhecida como ‘a princesa triste’, se referiu no comunicado à sua filha, a princesa Aiko, cuja vida escolar ‘ocupou parte importante’ de sua rotina diária neste ano.

Aiko, de 10 anos, ia à escola acompanhada da mãe desde o ano passado, mas recentemente começou a frequentar a aula sozinha.

Pelo comunicado da equipe médica e divulgado pela ‘Kyodo’, a princesa herdeira não se sente bem em algumas ocasiões e suas atividades são limitadas por sintomas como dores de cabeça e de estômago.

Masako diminuiu suas aparições públicas e compromissos oficiais desde 2003, quando a Casa Imperial revelou que sofria de estresse, atribuído por alguns à rigidez do protocolo da Casa Imperial e às fortes pressões que enfrentou para ter um filho que perpetue a linha imperial japonesa.

A equipe médica, no entanto, destacou que a visita de Masako aos locais atingidos pelo desastre de março com o marido, o príncipe herdeiro Naruhito, são sinal de uma recuperação estável. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade