Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Primeiros resultados oficiais indicam vitória da esquerda na Eslovênia

Por Da Redação 4 dez 2011, 17h20

Zagreb, 4 dez (EFE).- Os primeiros resultados oficiais das eleições na Eslovênia, que foram realizadas neste domingo, indicam uma surpreendente vitória eleitoral da lista esquerdista ‘Eslovênia Positiva’ (LZJ-PS), do prefeito de Liubliana, Zoran Jankovic, que já alcançou 29,37% dos votos.

Segundo os resultados da Comissão Eleitoral Estatal (DVK), após a apuração de 9,78% dos sufrágios, o conservador Partido Democrata Esloveno (SDS), do ex-primeiro-ministro e grande favorito, Janez Jansa, alcançou apenas 25,78% dos votos.

Se esse resultado se confirmar, a legenda partidária LZJ-PS terá 29 dos 90 deputados do Parlamento esloveno, enquanto seu principal rival, o SDS, teria apenas 25.

Os Social-Democratas (SD), do primeiro-ministro interino, Borut Pahor, alcançaram 10,45% dos votos e 10 cadeiras, seguidos da lista conservadora Virant (LGV), que obteve 8,04% dos votos e oito deputados.

O Parlamento também será composto pelo partido dos aposentados DeSUS, que atingiu 6,93% dos votos e 6 cadeiras; o Partido Popular Esloveno (SLS), com o 6,83% e também 6 cadeiras, e a Nova Eslovênia (NSi), com 4,69% dos votos e 4 cadeiras.

Neste domingo, aproximadamente 1,7 milhões de eslovenos foram às urnas para decidir o futuro do país nas eleições antecipadas, que foram convocadas para contornar as impopulares medidas de austeridade impostas como reação à crise. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade